© Copyright 2019 - Joana Bentes. Todos os direitos reservados.

Joana Bentes é compositora, cantora e violonista. Nasceu em Vitória/ES. É formada em Artes Plásticas pela UFES. 

 

De família musical a talentosa menina aprendeu a tocar violão aos nove anos. A primeira música ensinada pelo pai despertou o interesse pelo instrumento e, daí por diante, o aprendizado se deu de maneira autodidata. Aos 12 anos já tocava guitarra e cantava na banda que formou com amigos no colégio e, durante os ensaios e brincadeiras do grupo, conheceu novos instrumentos e se revezava entre o baixo e bateria. 

 

Desde muito cedo participou de diversas formações de bandas, todas com repertório voltado para a MPB e pop rock eclético, o que a motivou a trabalhar em suas próprias composições. 

 

Em 2004, participou do “Vitória Music Festival”, junto com a banda Três, numa seleção em que concorriam com mais de 400 bandas.

 

Apresentou-se no projeto Seis e Meia, em Vitória, em duas edições, juntamente com Paulinho Moska (2008) e Mariana Aydar (2014). Estreou o projeto autoral na casa de shows Fluente em maio de 2015 e no ano de 2016 fez um show voz e piano no projeto “Acorde Capixaba” no histórico teatro do SESC Glória.

Atualmente Joana vive em Brasília, onde já se apresentou no

CCBB, na Fnac, na Sala Cássia Eller da FUNARTE, no Teatro Dulcina de Moraes e no Festival SONORA.

Em São Paulo, participou de uma edição do Sofar Summer e do projeto “NUOVO”,  idealizado pelo maestro, compositor, arranjador, diretor musical Marcos Xuxa Levy, parceiro na faixa “Instante”.

Com produção musical de Xuxa Levy, Bentes lançou em outubro de 2016 seu trabalho de estreia “ENTRE”, um EP que conta com a participação de renomados músicos do cenário brasileiro como Fernando Nunes, João Viana, Walter Villaça e Milton Guedes, e traz cinco canções autorais.

“ENTRE” já passou por Brasília e Vitória em dois shows de lançamento com ampla divulgação nas mídias locais, resultando em uma recepção calorosa do público presente. 

A jovem artista tem orgulho de seus ídolos e influências e traz um pouco de cada um deles para suas criações. Entre tantos nomes consagrados destaca alguns: Caetano Veloso, Nando Reis, Lenine, Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhotto, Paulinho Moska e intérpretes como Elis Regina e Cássia Eller fazem parte da bagagem musical da cantora e multi-instrumentista Joana Bentes. 

Joana Bentes vale a aposta e promete ser uma revelação na música brasileira.